
®
3ª IPI de Marília SP "Acolhendo e cuidando com o coração." Oficial Site 2020 - Contador Visita:

Memorial Histórico.
Eram tempos de intensos conflitos políticos para a nação verde e amarela: a bem conhecida Revolução de 1964. Em agosto deste ano, a Sociedade Varonil da 1ª IPI de Marília, por providência divina, criou o Ponto de Pregação da Av. República, Região Norte de Marília, campo ainda por desbravar.
Os trabalhos da IPI funcionaram na residência do Presbítero Amador de Castro Silveira, de saudosa memória, sob a liderança do Rev. Edgard Winann. Em outubro os trabalhos foram suspensos, sendo retomados em 1966 sob a liderança pastoral do Rev. João Rodrigues, conhecido pela simpatia e carisma junto à sociedade mariliense. O Rev. João Rodrigues até hoje é conhecido pelo entusiasmo com que ama a Cristo e pelo alto volume de voz com que prega e adora. Na ocasião os irmãos brincavam com ele dizendo que a IPI de Tupã não precisava de pastor, visto que a voz do Rev. João permitia os irmãos de Tupã serem alimentados pela pregação em Marília.
A visão era de trabalho e crescimento, de forma que, em 1969 organizou-se a Congregação da Vila Palmital, na ocasião sob a direção do Rev. Atílio Fernandes, grande empreendedor no crescimento da igreja nesta região do nosso Estado. A partir de 1989 a congregação sedimentou-se, no pastorado do Rev. Valdir Xavier França e em 1992 iniciavam-se os trabalhos de construção do salão social (que serviu para salão de cultos), cozinha e casa pastoral.
Em 1993 o Rev. Claudio Correia de Souza, de saudosa memória, assumia os trabalhos e logo, um ano depois, organizou-se igreja, passando a ser chamada de Terceira Igreja Presbiteriana Independente de Marília, com 85 membros arrolados, em cerimônia dirigida pelo Rev. Antonio Carlos Nasser. Nos anos seguintes os pastores Rev. Odemir Suplano, Rev. Renato Murback, Rev. Hilário Michelini, Rev. David Rogério de Souza e Rev. Silas de Assis Brochado estiveram à frente dos trabalhos, sendo atualmente o Rev. Marcos Kopeska o pastor titular.
Cada gestão foi abençoadora para a igreja e cada um dos pastores deixaram preciosos legados. Não obstante lutas e provações, cá está a 3ª Igreja Presbiteriana Independente de Marília desfrutando a oportunidade de ser uma igreja cristã, de identidade calvinista, conhecida pelo seu espírito acolhedor e seu coração abrasado.
Soli Deo Gloria!